Blog oficial publicado. E agora?

Imagine um leitor típico

Como tenho apresentado periodicamente estratégias e resultados obtidos através do marketing em mídias sociais, é fácil imaginar uma pessoa que chegou até este blog procurando saber mais sobre o tema, possivelmente com a intenção de implementar um programa de mídias sociais para sua empresa.

Após ler alguns artigos, talvez essa pessoa pense: “Parece fácil! Vou criar os perfis nessas redes sociais e trazer resultados eu mesmo para minha empresa”. Ou ainda: “Ah, então é só colocar um blog corporativo dentro do meu site e começar a escrever os textos? Vou pedir ao estagiário para fazer isso”.

O que faz um blog corporativo dar certo?

Passa-se algum tempo e o investimento não produz resultados concretos. “O que fiz de errado? Mas a solução não era criar um blog corporativo no meu site? Será que o conteúdo que escrevo não está agradando aos meus clientes potenciais? Será que meus clientes não estão chegando ao meu blog porque o conteúdo não aparece nas primeiras páginas dos buscadores”?

Afinal, o que é necessário para alcançar o sucesso desejado rapidamente? Vejamos alguns pontos importantes:

  • O conteúdo de seu blog oficial precisa ser original, convincente e informativo. Escreva um bom texto ou nem perca seu tempo publicando-o.
  • O título de suas postagens é informativo e persuasivo? A maior parte dos leitor
  • Os elementos de texto do seu blog contêm as palavras-chaves que atraem os leitores potenciais ao blog oficial de sua empresa? O domínio ou subdomínio em que seu blog oficial foi instalado é informativo e memorável?

Tanto o título, quanto o conteúdo de seus artigos precisam ser úteis, oferecer soluções, mostrar o conhecimento de sua empresa sobre o tema para fazer de seu blog uma valiosa fonte de informação em seu segmento.

[highlight]Em resumo, para ter sucesso, blog oficial de sua empresa precisa de um competente plano editorial.[/highlight]

Como refinar a linha editorial de seu blog corporativo

O próximo passo, é monitorar e analisar periodicamente os resultados obtidos através de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. O que exatamente estão procurando as pessoas que chegam ao seu blog? Quanto tempo essas pessoas permanecem em cada visita? Quais artigos atraem mais visitas? As respostas a essas perguntas vão refinar e melhorar sempre a linha editorial e a percepção de qualidade dos seus artigos.

O desafio da divulgação ampla

Além de publicar periodicamente os artigos, é preciso responder e moderar todos os comentários recebidos em seu blog.

Para que seu conteúdo seja rapidamente indexado pelas ferramentas de busca e ganharem relevância aparecendo nas primeiras páginas de resultados, cada postagem precisa ser fortemente divulgada individualmente.

Também é preciso divulgar seu conteúdo em canais de mídias sociais frequentados pelos seus clientes. Quem criará o conteúdo de cada perfil que você pretende manter em cada rede social? Qual será a política de interação com as pessoas? Essas são questões fundamentais para decidir se você ou alguém da sua equipe irá assumir pessoalmente a tarefa ou se haverá necessidade de uma equipe externa de marketing em mídias sociais.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!

[si-contact-form form=’1′]