Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Blog corporativo: jornalismo online com linguagem própria

Arquivos: , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 02/11/2008 |

A febre dos blogs se iniciou no Brasil aproximadamente em 2002, mas somente em 2008 as empresas começaram a acordar para essa realidade. Segundo Cipriani, “o número de blogs corporativos cresceu mais de 300% entre 2007 e 2008, passando de 62 para 263 (incluindo os que deixaram de existir ao longo do ano).”

Entretanto, uma dificuldade encontrada por algumas empresas foi entender que um blog não deve usar uma linguagem idêntica à empregada em jornais e revistas, mas uma linguagem própria, que se revela no estilo em que são redigidos os artigos, no plano editorial e no modo de interagir com o leitor. Veja a seguir algumas técnicas essenciais ao sucesso do seu blog corporativo.

Conhecimento multidisciplinar

A criação de um blog corporativo é uma decisão que pode trazer os mais rápidos resultados para o Marketing em Mídias Sociais. Para atingir o potencial de um blog corporativo, contudo, é preciso estar atento a fatores como planejamento editorial, técnicas de SEO, promoção de diálogo e divulgação em outros canais de mídia social.

SEO

Os blogs corporativos de sucesso devem ser otimizados para visibilidade no Google. Arquivos de imagens, vídeo e áudio também podem e devem ser otimizados. Se a sua empresa optar por criar um layout próprio lembre-se: menus e links não devem ser em flash. De preferência os links do menu devem ser produzidos em texto simples (html). Layouts em CSS são os mais indicados, já que o desenvolvimento de seu site ou blog precisa ser amigável aos buscadores.

Qualidade e estilo do texto

Um blog corporativo precisa de um conteúdo de texto bem redigido, útil e agradável de ler. A diferença fundamental entre um blog e um site de notícias é, justamente, o fato de que o autor se compromete com o conteúdo. Ele se posiciona, apresenta sua opinião, diz o que pensa e, assim, abre a oportunidade para a interação, para o diálogo com o leitor.

Detalhes de configuração e instalação

Eu aconselho sempre aos meus clientes criar o blog corporativo dentro do domínio do site oficial da empresa, pois é importante para valorizar o domínio através da linkabilidade interna e do incentivo à linkabilidade externa.

Configurar os feeds é outro fator importante. Eu costumo utilizar o FeedBurner pois, entre outros recursos, esse serviço oferece aos usuários a opção de receber atualizações do blog por e-mail. Para melhor aproveitamento dos feeds RSS, é importante otimizar os títulos das postagens.

Casos práticos

Alguns blogs de empresas de porte médio têm obtido melhores resultados práticos como fonte de geração de negócios e interação. Vejamos o caso da Imobiliária Lopes e da Decora Brasil. A Imobiliária Lopes investiu na criação de quatro blogs corporativos. Dois desses blog adotaram uma proposta editorial com conteúdo paralelo ao seu negócio principal, mas de interesse direto de seus clientes: decoração e paisagismo. Os outros dois blogs são mais específicos, cobrindo temas de mercado imobiliário e lançamentos. Todos os quatro blogs estão hospedados no domínio oficial da empresa, atraindo inúmeros leitores por possuírem conteúdos relevantes e interessantes.

Já a Decora Brasil começou seu blog corporativo há somente dois meses e já apresenta ótimos resultados, que se refletem tanto em audiência como na captação de clientes e parceiros. Neste caso, primeiramente, efetuamos um plano editorial consistente com o nicho de mercado em que a empresa atua. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de palavras-chaves e esses dados foram incorporados ao conteúdo editorial. O blog corporativo foi instalado no domínio oficial da Decora Brasil.

Cada artigo publicado no blog da Decora Brasil alia técnicas de SEO com a oferta conteúdos extremamente relevantes para o público da Decora Brasil. Isso atrai visibilidade nos buscadores e, consequentemente, novos parceiros, amigos e clientes, além de melhorar a linkabilidade interna e externa.

Após o primeiro mês de testes, implantamos os feeds e realizamos ampla divulgação em diversos canais de mídias sociais.

Confira no abaixo o gráfico de evolução do número de visitas do blog corporativo da Decora Brasil. Repare que, já no segundo mês de existência, vemos um crescimento de 300% no número de visitas diárias.

Gráfico da evolução da audiência do blog da Decora Brasil (2008)

Gráfico da evolução da audiência do blog da Decora Brasil (2008)

Em resumo, é essencial para o sucesso de um blog corporativo aliar conhecimentos em SEO, mídia social, web analytics e planejamento editorial.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Os comentários estão fechados.