Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


A importância de contratar um redator de conteúdo para captar clientes no mercado B2B

Arquivos: , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 22/03/2012 |


Redator de conteúdo web: ouça com atenção e tome notas - Imagem por Géssica Hellmann

Redator de conteúdo web: ouça com atenção e tome notas – Imagem por Géssica Hellmann

Em uma conversa recente, um amigo que é gerente de marketing de uma empresa de criação de websites e aplicativos para tecnologia móvel comentou sobre sua dificuldade de extrair e transformar em conteúdo textual para websites institucionais as informações extremamente técnicas dos seus clientes, a maioria deles empresas industriais.

Esta experiência é realmente muito comum no segmento industrial. Os clientes industriais estão naturalmente acostumados a empregar em seu dia a dia uma linguagem excessivamente técnica, incompreensível para quem não é do ramo. Esses clientes conhecem todos os detalhes sobre cada produto que comercializam e gostam muito de falar sobre esses detalhes, normalmente com grande entusiasmo. É possível perceber rapidamente que você está conversando com autênticos  especialistas, apaixonados pelo segmento em que atuam. Essa grande qualidade, porém, pode criar a grande dificuldade relatada pelo meu amigo: os especialistas industriais, muito frequentemente, tendem a superestimar o conhecimento dos clientes potenciais sobre os produtos que estão vendendo.

Por isso é fundamental que os especialistas em comunicação tenham no piloto automático a “técnica do ouvido insistente“. Essa técnica consiste em aprender a ouvir com a intenção de entender, com atenção ávida aos detalhes e disposição para fazer perguntas sobre perguntas até chegar a uma compreensão dos pontos essenciais que permita simplificar a linguagem.

Essa técnica também implica uma grande dose de humildade do redator para admitir ao cliente seu desconhecimento sobre o assunto. E uma boa dose de paciência para o cliente, já que ele provavelmente terá de explicar detalhes e resolver dúvidas que podem parecer “óbvias”.

É bom repetir: para fazer perguntas, é preciso primeiro ouvir com atenção. Ouça primeiro, procurando entender. Só então faça perguntas a fim de conhecer melhor os detalhes mais importantes para os clientes.

Um bom redador de conteúdo deve ser, acima de tudo, um especialista em fazer perguntas, e em distinguir os conceitos-chaves dos detalhes acessórios. Você perceberá a competência do redator será visível já no momento em que ele fizer as perguntas: ele formulará questões orientadas para a estratégia de comunicação, sempre buscando informações que despertem o interesse dos clientes potenciais e dos diversos públicos que se pretende influenciar.

Por isso é essencial que a equipe de comunicação contratada por sua empresa defina junto com você os diferentes públicos de interesse, bem como as metas e tarefas a realizar ao longo do ano. Desta forma, os profissionais de comunicação conseguem extrair as informações necessárias para produzir um conteúdo original, atraente e que desperte o interesse de seus clientes potenciais, levando-os a entrar em contato com a sua empresa, com a certeza de que a sua empresa é a melhor opção no mercado devido à vasta experiência no segmento em que atua.

Lembre-se: você sabe que seus produtos são uma excelente solução para os seus clientes potenciais, mas nem sempre eles têm certeza disso! Uma estratégia de comunicação eficiente fará com que os seus clientes potenciais também adquiram maior segurança de que a oferta de sua empresa é a solução que procuram.

Oferecer conteúdo informativo e atraente através do website institucional, blogs de negócios, newsletters, redes sociais e outros canais especializados é uma estratégia que comprovadamente aumenta a captação novos clientes e a fidelização dos clientes atuais, além de agregar confiabilidade à imagem da sua marca.

Vale lembrar mais uma vez que empresas que oferecem conteúdo original e informativo através de um blog de negócios conseguem de 67% a 88% mais contatos qualificados de clientes potenciais  do que as demais.

Sendo assim, se a sua empresa ainda não tem uma política de conteúdo, está na hora de  contratar uma empresa especializada em marketing e comunicação empresarial, com vasta experiência em produzir conteúdos vencedores sobre os mais diferentes assuntos. Entre em contato através do formulário a seguir para conhecer melhor nosso portfólio de conteúdo, os resultados que conquistamos para nossa empresa e nossos clientes, e conhecer um “ouvido insistente” totalmente orientado para beneficiar sua empresa!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.