Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


91% dos executivos brasileiros leem blogs

Arquivos: , , , ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 25/03/2013 |


No artigo “O mapa da mídia no Brasil e na América Latina – Parte 1” publicamos a seguinte informação, que talvez tenha passado despercebida em meio a tantas outras:

O que fazem os brasileiros na internet? As principais atividades em que os brasileiros se engajam quando estão na internet são as seguintes:

  1. Leitura de blogs: Blogs têm uma taxa de 96% de penetração entre os usuários brasileiros de internet e 91% penetração entre os executivos brasileiros

A consequência prática dessa informação é evidente por si mesma: as empresas do mercado B2B que conseguirem produzir blogs corporativos com conteúdo interessante para os executivos brasileiros terão a máxima probabilidade de que as suas mensagens cheguem à pessoa certa.

O seu desafio, portanto, não é decidir se a sua empresa precisa de um blog. O desafio é publicar conteúdo nesse blog que seja interessante para os executivos que você deseja influenciar.

A solução para esse desafio se chama “Plano Editorial“.

O plano editorial é um documento que sintetiza as principais decisões relativas ao conteúdo do seu blog. Vejamos alguns exemplos de decisões que constam de um plano editorial:

  • Conceito. É fundamental para o sucesso do seu blog que ele tenha uma proposta diferenciada, uma abordagem diferente, uma ideia central que permita identificá-lo em meio a outras publicações na web.
  • Título do blog. É preciso escolher um título que reflita o conceito ou o tema geral que gera o maior interesse em seu público-alvo.
  • Periodicidade. Refere-se à frequência de atualização do blog: diária, em dias alternados, semanal, quinzenal, mensal. Em seguida, é preciso também decidir o volume de cada atualização, isto é, se cada atualização incluirá apenas uma ou várias postagens de cada vez.
  • Temas e Assuntos. Dentro do tema geral do blog pode-se produzir uma variedade imensa de conteúdo sobre os mais diversos assuntos com um variadíssimo leque de abordagens. O plano editorial definirá quais serão os temas e a abordagem que eles receberão.
  • Tipos de conteúdo não-textual. Embora um blog possa ser constituído somente de texto, é possível e desejável incluir regularmente fotos, ilustrações, infográficos, vídeos, podcasts, e-books, apresentações de slides, entre muitos outros. O plano editorial definirá quando e como esse conteúdo será produzido e publicado.
  • Tipo de conteúdo textual. Os conteúdos de texto de um blog podem assumir tantas formas quanto qualquer outra publicação: artigos opinativos, entrevistas, notícias, resumos, press releases, comunicados. O plano editorial definirá o mix adequado de cada conteúdo textual publicado no seu blog corporativo.

É evidente que um blog corporativo produzido a partir de um plano editorial detalhado e, preferencialmente, baseado em pesquisa prévia junto ao público visado, terá toda a probabilidade de ser incluído na lista de leituras dos executivos a quem sua empresa deseja influenciar.

Assim, caso o blog de sua empresa não esteja chegando às pessoas com quem você deseja falar, a solução é fazer um novo plano editorial, desta vez sob a orientação de nossa empresa. Afinal, como você pode conferir em nosso arquivo, nós abordamos cientificamente a estratégia de blogs corporativos desde 2008, dispondo de todo o conhecimento e a experiência necessários para produzir um plano editorial vencedor para o blog de sua empresa.

Entre em contato pelo formulário a seguir e converse com a gente.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.