Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


82% do conteúdo online são compartilhados via Copy+Paste

Arquivos: ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 15/11/2012 |

A empresa Tynt, especializada no desenvolvimento de soluções de compartilhamento de conteúdo para editores e criadores de conteúdo, divulgou hoje uma pesquisa realizada junto ao universo de editores web que utilizam seus serviços. O objetivo do estudo era fornecer uma compreensão melhor do impacto relativo do compartilhamento via “copy+paste” (copiar e colar) sobre a visitação de websites.

Tipos de conteúdo copiado e colado pelos usuários web: a preferência é pelo texto. Fonte: Tynt. Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Tipos de conteúdo copiado e colado pelos usuários web: a preferência é pelo texto. Fonte: Tynt. Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

O principal resultado exposto pelo estudo é o de que o principal método utilizado pelos usuários web para compartilhar textos, imagens e URLs é selecionar esses itens em páginas web, copiá-los para a área de transferência em seus computadores e colá-los em mensagens de e-mail, artigos em blogs, atualizações de status no Facebook, Twitter, Tumblr e outros serviços.

O ato de copiar e colar responde por 82% de todo o compartilhamento de conteúdo na web, um valor 4,5 vezes superior ao dos botões de compartilhamento.

Alguns dados expostos pela pesquisa:

  • Usuários copiam conteúdo de cerca de 2% do total de páginas que eles visualizam.
  • 52% do conteúdo copiado é compartilhado de uma forma ou de outra.
  • 26% do conteúdo copiado é colado em ferramentas de pesquisa, como o Google.
  • 88% do conteúdo copiado é de texto, contra apenas 12% de imagens.

Nessa pesquisa foram analisadas as tendências relativas ao uso do conteúdo de websites de editores considerados de grande porte, definidos como aqueles que têm mais de 100 milhões de page-views por mês, os dados foram os seguintes:

  • Os usuários realizam em média 4,8 milhões de cópias de conteúdo de texto e imagens.
  • Desses 4,8 milhões de cópias, 3,9 milhões (81,5%) resultam em pesquisas ou compartilhamento através de e-mail, blogs ou mídias sociais
  • Esse comportamento de copiar e colar por parte do usuário resulta em um incremento de audiência na faixa de 1,1 milhão de page-views novos, isto é, por pessoas que normalmente não acessariam o site caso o conteúdo não fosse compartilhado.

A principal conclusão do estudo é que o crescimento exponencial do compartilhamento de conteúdo não é resultado principalmente da presença de botões de compartilhamento nas páginas do site, mas do tradicional comportamento de copiar e colar, a maneira mais simples e intuitiva de curadoria de conteúdo praticada desde os primórdios da web.

De nossa parte, acrescentamos as seguintes conclusões:

1 – Websites que usam técnicas para bloquear o acesso a seu conteúdo para cópia e reprodução estão limitando o alcance do próprio conteúdo e perdendo a oportunidade de ampliar significativamente a própria audiência.

2 – Websites que investem em marketing de conteúdo criam constantemente novas oportunidades para cópia, colagem e compartilhamento de seus textos e imagens, obtendo gradativamente cada vez maior audiência.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário a seguir!







Os comentários estão fechados.