Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


6 fatores-chaves para o sucesso de sua comunicação online

Arquivos: , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 06/04/2011 |


Quando almejamos ser bem sucedidos em nossa comunicação online, é imprescindível descobrir alguns fatores fundamentais sobre o comportamento e as preferências de consumo de informações por parte de nossos clientes.

6 fatores-chaves para o sucesso de sua comunicação online

6 fatores-chaves para o sucesso de sua comunicação online

Você sabe como o seu público gosta de acessar as informações de sua empresa? Eles acessam informações através de feeds RSS? Assinam suas newsletters para receber suas atualizações por e-mail? O seu público prefere acessar conteúdo online a partir de casa ou do trabalho? Em que horário e dia da semana? Muitas dessas informações podem ser facilmente levantadas com o uso de boas ferramentas de Web Analytics.

Outra excelente oportunidade para conhecer mais profundamente as preferências de seus clientes é perguntar diretamente a eles. Converse, entreviste e conheça mais intimamente as preferências e os hábitos do seu público-alvo.

Outra pergunta que você deve fazer periodicamente é: quais dos artigos que você publica em seu site ou blog corporativo mais atraem a atenção de seus visitantes? Que temas são os mais procurados? Que estilo de texto tem mais visibilidade? Quais formatos de conteúdo geram mais interações, sob a forma de comentários ou contatos?

Essas respostas são essenciais para que você desenvolva e refine uma estratégia de comunicação bem sucedida. Com esses dados em mãos, você pode aprimorar o método com diretrizes mais eficazes para a criação de novos conteúdos.

O aprendizado e o refinamento de sua estratégia deve ser um exercício contínuo. Seguindo os passos do excelente artigo de Ahava Leibtag, em que a autora apresenta algumas dicas sobre como produzir conteúdo de qualidade, apresentamos a seguir um checklist, contendo os cinco critérios da autora para os criadores de conteúdo e adicionando um sexto critério que utilizo cotidianamente em minha empresa.

1 – Fácil de encontrar

Todo o conteúdo precisa estar otimizado para as ferramentas de buscas. O texto contém títulos e sub-títulos otimizados, palavras chaves, tags, links para outros artigos relacionados?

2 – Legível

O texto está bem estruturado? O texto possui listas, marcadores e um estilo dinâmico e agradável de leitura?

3 – Compreensível

O texto foi redigido em linguagem de fácil compreensão? Frases curtas, objetivas e coerentes? O texto é bem articulado, com argumentos estruturados para facilitar a compreensão do leitor?

4 – Estimulante à ação

O texto precisa induzir o leitor a uma ação. O que você quer que o usuário faça após ler o que você tem a dizer? Você quer que ele entre em contato? Você quer que ele continue lendo outros artigos relacionados, comente o artigo lido, indique o texto para outras pessoas?

5 – Compartilhável

O texto precisa provocar uma resposta emocional, para que o usuário se sinta feliz em compartilhar o artigo com outras pessoas. É imprescindível também facilitar essa tarefa utilizando botões de compartilhamento com as principais redes sociais como o Facebook e Twitter por exemplo.

Tomo a liberdade de acrescentar mais um item que, na minha experiência, é imprescindível para uma eficiente comunicação online:

6 – Utilidade

O conteúdo é útil para seus clientes? O conteúdo aborda assuntos que realmente interessam ao seu público? O conteúdo traz benefícios ou apresenta soluções para os problemas de seus clientes?

Se você deseja que seus clientes potenciais entrem em contato com você, é essencial que você transmita, através do seu site, informações úteis, que abordem os desejos, apresentem ideias, benefícios e soluções para os problemas de seus clientes.

Caso você precise adicionar ao site de sua empresa uma boa dose de conteúdo otimizado, legível, articulado, que induza à ação e seja útil para seus clientes, entre em contato através do formulário abaixo.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.