Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


5 passos para aumentar a taxa de conversão em seu site

Arquivos: , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 15/10/2012 |


O que é taxa de conversão

Conversão” é uma palavra-chave do marketing online e o objetivo principal de todo website comercial. Basicamente, uma “conversão” refere-se ao momento em que um visitante do seu site faz o que você gostaria que todo visitante fizesse. Por exemplo, em sites de e-commerce, você obtém uma conversão quando o visitante finaliza a compra de um produto. Caso o seu site não seja de e-commerce, uma conversão acontecerá quando um visitante fizer o que vocẽ espera dele, por exemplo, registrar-se para usar os serviços do seu site, assinar sua newsletter, responder a uma enquete, comentar os seus artigos ou enviar uma mensagem através do formulário de contato.

É claro que nem toda pessoa que visitar o seu site será “convertida”. Os motivos para isso serão tão variados quantas forem as pessoas que visitarem seu site. No caso de sites de comércio eletrônico, você pode receber visitas de pessoas que querem apenas avaliar suas ofertas, sem nenhuma intenção imediata de comprar. Outras pessoas podem ter a intenção de comprar imediatamente mas desejam antes pesquisar preços em várias lojas antes de tomar uma decisão.

Enfim, a realidade dos sites de e-commerce não é diferente, nesse aspecto, das lojas físicas que você encontra nas ruas e shoppings. Toda loja sempre verá alguns clientes entrando pela porta e saindo sem comprar nada.

Sendo assim, torna-se vital em qualquer estratégia de varejo o controle da taxa de conversão, isto é, do número porcentual de pessoas que realmente compram alguma coisa em relação ao total de pessoas que entram na loja.

Fórmula da taxa de conversão: número de compradores sobre número de visitantes

A importância da taxa de conversão: quando 1% vale muito dinheiro

Não é preciso argumentar demais para perceber que a taxa de conversão é uma variável estratégica que pode decidir o sucesso de sites de comércio eletrônico. Afinal, um site com taxa de conversão maior precisará de muito menos visitantes para obter um lucro maior. Observe a figura a seguir.

O volume de vendas obtido a cada nível de visitação varia fortemente de acordo com a taxa de conversão.

O volume de vendas obtido a cada nível de visitação varia fortemente de acordo com a taxa de conversão.

No gráfico acima, você pode ver uma simulação do valor das vendas mensais obtidas por um hipotético site de e-commerce, considerando um tíquete médio de apenas 50 reais, conforme varia o número de visitas a diferentes taxas de conversão. Assim, enquanto um site que receba uma média de 1000 visitas diárias somará menos de 20 mil reais em vendas se a taxa de conversão for de 1%, outro site que receba as mesmas 1000 visitas diárias venderá mais de 40 mil reais se a taxa de conversão for de 3%.

Ou seja, estamos falando de uma situação em que 0,1% pode valer muito dinheiro.

5 passos para aumentar sua taxa de conversão

1 – Use técnicas de marketing que estimulem o impulso de compra. Esse trabalho inclui a gestão diária do mix de produtos, ofertas especiais, pacotes promocionais, descontos relâmpago, sorteios, concursos, prêmios, brindes, cupons de desconto, entre muitos outros.

2 – Otimize a experiência dentro do site para facilitar a decisão de compra Certifique-se de que seu website tem um design otimizado para o usuário, com destaque para todas as informações importantes em cada contexto. Assegure-se de que as páginas do seu site carreguem rápido e apresentem informações fáceis de achar, tarefas fáceis de cumprir. Enfim, assegure-se de que todo o site esteja funcionando sem erros.

3 – Facilite a conclusão da compra. Um aspecto importante é a disponibilidade dos meios de pagamento preferidos pelos clientes. Poucas coisas podem ser tão frustrantes quanto ser obrigado a desistir de uma compra porque a loja não aceita o seu cartão de crédito!

4 – Dê ao visitante a segurança de que fez uma boa compra: Seu website precisa transmitir ao consumidor a confiança de que ele se encontra em um ambiente seguro, que respeita a privacidade de seus dados e seja capaz de resistir ao avanço de hackers. Sua loja online precisa também transmitir a confiança na solidez e na honestidade da empresa por trás do site, garantindo a satisfação do cliente com produtos de boa qualidade e assumindo a responsabilidade por defeitos ou erros cometidos no processamento dos pedidos.

5 – Estabeleça um relacionamento com seus visitantes. Você precisa reforçar a boa impressão causada pela experiência de comprar em sua loja. Incentive o visitante convertido a manter-se em contato, assinando seus feeds e suas newsletters. Estimule-o a ler o seu blog e a acompanhar sua empresa nas redes sociais. Surpreenda-o com ofertas especiais para clientes assíduos, ofereça vantagens por sua preferência e conquiste sua fidelidade. Convide-o a apresentar sua loja e recomendar seus produtos aos amigos e conhecidos.

Todas as empresas de e-commerce que seguem esses 5 passos experimentam taxas de conversão muito superiores às apresentadas no gráfico deste artigo, enquanto as demais limitam-se a sonhar com o dia em que chegarão a 1%. A escolha é sua!

Precisa de mais ajuda? Entre em contato!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.